quinta-feira, 2 de julho de 2009

SÍNTESE: A PROBLEMÁTICA DA RELAÇÃO COM O SABER

Trabalho apresentado à professora Juliana Handan, março de 2008
FACULDADE PITÁGORAS
Disciplina: Profissionalização do Professor da Educação Básica - PPEB
Alunas: AMANDA APARECIDA MARTINS, BRUNA CANELLAS NASCIMENTO, CRISTINA APARECIDA FERREIRA DA SILVA, FLAVIANE ROSA DE OLIVEIRA

SÍNTESE: A PROBLEMÁTICA DA RELAÇÃO COM O SABER

A questão da relação com o saber, é muito antiga e são utilizadas desde os anos 1960 e 1970. Visualizando o saber científico, levamos em consideração o corte e o obstáculo epistemológico. Estes dois conceitos bachelardianos fazem parte da relação saber de um sujeito embasado em relações diversas. Segundo J. Beillerot, a noção do saber emerge dos trabalhos dos psicanalistas e dos sociólogos e busca em torno da educação de inspiração crítica, desenvolvendo a noção de relação com o saber, através da compreensão dos problemas que estes tentam enfrentar.

O saber é muito importante, mas o desejo por ele é maior ainda. O gozo quando a pessoa tem o saber é algo muito importante, e do mesmo modo também é importante o saber para os outros. Compreender esses desejos é complicado, porque uns tem o desejo de saber tudo e outros não importam com o saber, mas muitos que nada sabem querem saber. O saber será sempre o mistério, um objetivo de desejo do qual não podemos desvendar.

Através da linguagem e a cultura, é possível estabelecer vínculo com o sistema escolar, de forma em que a escola irá se adaptar e desenvolver um trabalho sócio cultural, entendendo que tipo de aluno se situa na escola, qual é a sua história, sua construção de vida, assim pode ser observado e entendido como é o desenvolvimento deste aluno, independente de classe social.

È na escola que saberá que tipo de cidadão quer formar, e estará desenvolvendo trabalhos para o desenvolvimento de seu intelecto. A observação feita é que nem sempre o aluno de classe privilegiada se sai melhor que o aluno de classe baixa, cada aluno tem sua experiência, tem a sua própria história.

A relação do saber, do conhecimento adquirido, tem a ligação com o mundo, com as outras pessoas e com você mesmo, é um sujeito comparado com as necessidades que cada um tem deve aprender.

A relação com o saber é um conjunto das ligações com o sujeito, estabelece com o objeto, com um bom conteúdo de pensamento, e também com boas atividades, relacionando com bons resultados, buscando de alguma forma ao aprender e o saber, levando em conta a relação com a linguagem e a ligação com as atividades no mundo “em que vivemos” e sobre mundo, levando em geral as ligações com as outras pessoas, e com a gente mesmo, sabendo que ninguém, pode fazer em seu lugar, tendo dificuldades ou não somos capaz de aprender, muitas coisas em diversas situações.

BIBLIOGRAFIA

TEXTO: A problemática da relação do saber.
Autor: Bernard Charlot; Da relação com o saber; elementos para uma teoria, Porto Alegre: Artmed, 2000.

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