quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carta de Apresentação do Blog "Hora do Conto"

Belo Horizonte, 02 de Julho de maio de 2009.

Prezados Professores e Colegas dos cursos de Pedagogia e Letras,

É com muita satisfação que o convidamos a conhecer o nosso blog “ Hora do Conto”.
No nosso Blog vocês encontrarão links, vídeos, sugestões de livros e filmes, reportagens, depoimentos e assuntos gerais sobre a literatura infantil.

Todo o conteúdo que há no blog visa contribuir para a criação de hábitos na criança, para que a mesma aproxime-se de situações imaginárias. Por meio da leitura, a criança segue trilhas, lança hipóteses, experimenta e duvida, numa contínua experimentação e descoberta. Nesse movimento, ela percebe diferentes biotipos dos personagens e os ritmos das frases.

Entretanto a escola não permite que a criança faça seus próprios questionamentos e sim já lhe apresenta todas as respostas prontas embutidas com valores morais. Para que possamos mudar esse quadro de ensino e aprendizagem da literatura infantil, deve-se trabalhar com os alunos textos temáticos vinculados ao contexto social da criança, investindo na sua inteligência e sensibilidade. É necessário considerar os alunos como sujeito de sua própria aprendizagem, capaz de aprender com o texto.

A literatura infantil contribui para o imaginário da criança alimentando seus sonhos e fantasias. No livro, a criança encontra diversos personagens com aspectos físicos e psicológicos que ora aproximam-se de seu realidade, ora se afastam.

A Emília, por exemplo, é uma personagem que contribui para a construção das cenas da estória no nosso imaginário. Seus diálogos com Visconde de Sabugusa, são ricos em ironias e metáforas pois ela é irreverente, espontânea, mandona e líder nas suas atitudes. Essas características exóticas se diferem das apresentadas nos contos de fadas tradicionais: Cinderela, Branca de Neve e outros. Tais estratégias envolvem os participantes das estórias e os leitores.

A literatura infantil mediada pelas estratégias de leitura possibilita que a criança se conheça e desenvolva habilidades de realizar inferências e levantamento de hipóteses. Antes da leitura, o professor deve incentivar a criança a deduzir qual será o desfecho da estória, gerando um interesse por parte do leitor.

No decorrer da leitura o professor deve fazer questionamentos sobre características, importância, local e outros. Associações com o contexto social e outras leituras anteriores e verificações das hipóteses levantadas. Ao término a leitura, o aluno pode fazer o julgamento do que foi lido e criar continuações para a estória. Possibilitando uma leitura dinâmica através do diálogo entre o texto, o leitor e o autor.

Esperamos que o “Hora do Conto” contribua de maneira eficaz para sua prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da literatura infantil.

Aguardamos sua visita!

Graduandas do 6º período de Pedagogia da Faculdade Pitágoras/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário